
Friedrich Nietzsche é, sem dúvida, um dos filósofos mais famosos e controversos de todos os tempos. Seria ele niilista ou um crítico do niilismo? Afirmar que Deus está morto foi um puro grito de ateísmo ou a constatação de que o homem instrumentalizou a fé?
Concordando ou não com suas ideias, compreendendo-as de todo ou não. O inegável é que Nietzsche foi um homem que lutava contra o seu tempo, questionando paradigmas e transbordando autenticidade.
Oi, eu sou o Alex e no Superleituras de hoje vou compartilhar com vocês 5 ensinamentos de Nietzsche que nos indicam o que é ser autêntico.
Caso prefira, assista ao nosso vídeo
1 ? O homem que não quer permanecer na massa genérica precisa apenas parar de ?buscar o que é fácil?. Deve seguir sua consciência, que clama: ?Seja você mesmo! A maneira como se comporta e pensa e deseja neste momento ? isto não é você!? (Schopenhauer como educador, 1874)
Sair da zona de conforto? não é a primeira vez que falamos sobre isso no canal. E não é à toa! Esse é o primeiro passo para quem quer começar a viver de verdade e encontrar a melhor versão de si.
Muitas vezes não nos arriscamos a alcançar nosso eu mais autêntico por timidez ou insegurança.
Mas pra Nietzsche, a preguiça e o medo são nossos principais adversários.
A preguiça é aquilo que nos leva a escolher seguir o caminho mais fácil. Mais cômodo. Mesmo que a insegurança seja um problema, decidir-se a vencê-la exige um esforço que dependerá sempre de muita disposição.
E o medo? Porque muitas vezes preferimos abrir mão da nossa própria felicidade para pensar e agir como o rebanho?
?No fundo, todo homem sabe que é um ser único, tal como só uma vez pode surgir no planeta. Nenhum lance de extraordinária sorte será capaz de gerar uma segunda vez tão maravilhoso exemplar da diversidade na unidade.? (Schopenhauer como educador, 1874)
Mas a gente prefere ficar preso ao convencionalismo, ao julgamento e às opiniões dos outros.
As pessoas poderiam assumir sua individualidade, mas:
?O maior medo delas é o pesado fardo que lhes cairia nos ombros com a sinceridade a toda prova e com a fala e os atos diretos.?
Me diz: Você está disposto a ser você mesmo?
2 ? nossa vaidade, nosso amor-próprio, fomenta a adoração do gênio, pois ele só não fere se pensarmos nele como muito distante de nós mesmos, como um milagre (Humano, demasiado humano, 1878)
Quem não adora um gênio, não é mesmo? Afinal, são pessoas incríveis, muita acima da média, e impossíveis de não se admirar.
Pois é, pra variar, Nietzsche coloca o dedo na ferida e indica que essa nossa atração pelos gênios é em grande parte uma fuga, pois:
?Chamar alguém de ?divino? significa: ?Aqui não precisamos competir.?? (Humano, demasiado humano, 1878)
Então, nem precisamos nos esforçar, afinal, nunca seremos um da Vinci, ou um Tesla. Muita gente acredita que eles nasceram prontos, ignorando todo o esforço por trás de suas obras.
Isso acontece porque:
?(?) tudo que é completo e perfeito é admirado; tudo que se desenvolveu é subestimado.?
Esses grandes gênios devem, na verdade, servir de inspiração! Devemos aprender com suas lições e lapidar a nossa própria personalidade. E não os endeusar, considerando seus ensinamentos como algo inalcançável, e nem seguir cega e mecanicamente seus passos, abrindo mão da nossa individualidade.
3 ? ainda que o futuro não nos ofereça nada em que possamos depositar esperança, o maravilhoso fato de existirmos no presente momento nos proporciona o maior estímulo para viver de acordo com nossos próprios padrões. (Schopenhauer como educador, 1874)
Não se ?pré-ocupe? com as coisas que não pode mudar, viva o momento, foque no processo e naquilo que está ao seu alcance.
Compreenda que você existe aqui e agora e não em qualquer outro tempo e espaço. Faça isso valer a pena. Não se contente em fazer o que esperam de você, mas o que você realmente sente que deve fazer .
Mas, por favor? por favor, não entenda isso como uma carta branca pra fazer simplesmente o que der na telha. Lembre-se de que liberdade implica responsabilidade.
O que Nietzsche sustenta é que:
?Ninguém, senão você mesmo, pode construir a ponte pela qual terá de atravessar o rio da vida.? (Schopenhauer como educador, 1874)
4 ? ?Só os artistas (?) descobrem o segredo culpado da má consciência: a verdade renegada de que todo ser humano é uma maravilha sem igual.? (Schopenhauer como educador, 1874)
Claro que Nietzsche dá uma exagerada aqui. Os artistas estão longe de serem os únicos a conseguir isso. Mas para além do romantismo do filósofo, podemos compreender o que está por trás dessa sentença.
A arte é, por excelência, o campo do saber em que o senso comum passa longe e todo experimentalismo é bem-vindo. E isso é verdadeiro tanto para quem produz a obra, quanto para quem a experiência. Sobretudo, porque cada obra de arte é única em sua relação com o artista e com seu público.
Nietzsche completa:
?Os artistas nos mostram que o homem, até nos menores movimentos musculares, é um ser individual. (?) um objeto belo e interessante: um novo e incrível fenômeno (?) que jamais poderia tornar-se tedioso.? (Schopenhauer como educador, 1874)
E para ele cada um de nós deveria ser o artista da própria vida.
5 ? A verdadeira educação é uma libertação. Remove as ervas daninhas, o entulho e os vermes que atacam os delicados ramos da planta. (Schopenhauer como educador, 1874)
Todo bom educador sabe que a educação não serve para formatar mentes, ao contrário, em vez de agir como um funil que despeja conhecimento de um mestre para um discípulo, deve incentivá-lo a expandir sua mente, desenvolvendo verdadeira sede por conhecimento.
Nós, do Superleituras, humildemente esperamos contribuir para esta forma de educação, indicando caminhos possíveis e alertando para alguns males cada vez mais comuns, principalmente a perversa noção de que já sabemos tudo porque temos um mar de informações dispersas a nossa disposição, e que, por isso, estamos aptos a opinar e julgar sem ouvir.
Diga o que você acha disso tudo e coloque nos comentários suas impressões sobre essas ideias de Nietzsche.
Ah, e se eu puder pedir um favor: escrevam também o nome de UM pensador ou pensadora que você gostaria de ver aqui no canal. Peço apenas um porque a fila de sugestões está imensa e gostaríamos de priorizar a partir dos mais pedidos.
Grande abraço e até a próxima!